Artigos sobre: Catálogo

Produtos Configuráveis - Magento 1


O que são produtos configuráveis no Magento?


Produto Configurável é um tipo de cadastro de produtos no Magento.


É utilizado quando você quer disponibilizar ao visitante da loja, opções de configuração do produto à venda, como escolha de cor, escolha de tamanho, sabores, voltagem, entre outros.


Passo a passo em vídeo:

Passo a passo em texto:


Como cadastrar Produtos Configuráveis no Magento?


Abaixo explícito o passo a passo para realizar o cadastro de um produto configurável.


Vá em Catálogo > Gerenciar Produtos > Criar Produto


Selecione o grupo de atributos e depois o tipo de produto, "Produto Configurável" e clique em avançar.


Depois, selecione os atributos que serão opções de configuração para o cliente


O atributo que você quer não aparecer aqui? Veja aqui como cadastrar Atributos


Legenda do preenchimento dos campos:


Obrigatório | Recurso opcional |Recurso opcional com menor importância


Campos da Aba Geral


Nome : Nome do produto


Código identificador SKU : código único do produto (usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante).


Status : Se o produto estará habilitado ou desabilitado (se irá ou não aparecer para o cliente).


Visibilidade : Qual o tipo de visibilidade que o produto terá na loja, será exibido somente no catálogo de categorias, somente nas buscas, não exibir, ou exibir no catálogo e nas buscas. (nesse caso seria o último).


Produto novo: Marque se esse produto for classificado como Novo ou lançamento


Produto em oferta: Marque se esse produto for classificado como Oferta ou Outlet!


Nome Agrupado : Nome do produto simples que aparece se ele estiver contido em um agrupado na página do produto agrupado


Mostrar Produto com frete grátis: ativa a etiqueta de frete grátis


Adicionar ao Feed XML?: é para identificar se devem ser enviados ao xml de produtos (o XML é o formato digital da nota fiscal eletrônica emitida nas vendas de produtos).


Campos da aba Preços



Preço : Informe o preço do produto, se usar centavos, use ponto e não vírgula, exemplo: 35.65 ao invés de 35,65.


Grupo de preços: Aqui você pode selecionar Preços por Grupos de clientes, para grupos especiais, quando fizerem login, têm preços diferenciados, por exemplo, preços de varejo para geral, e preços de atacado para determinado grupo de clientes.


Preço promocional: Insira aqui o preço promocional do produto, para que ele risque o preço normal e apresente este no lugar. Ex: De 35,65 por 30,00


Preço promocional em: Data de início para o preço promocional


Preço promocional até: Data de fim da exibição de preço promocional


Custo: Preço de compra do produto, para análise de lucratividade


Faixa de preços: Neste campo você pode criar preços por quantidade de itens comprados do mesmo produto, exemplo: Compre 5 ou acima por 25 cada.


Aplicar MAP: Se quiser aplicar o preço mínimo anunciado


Exibir preço atual: Se a exibição de preço terá função diferenciada


Preço de venda sugerido pelo fabricante: Se houver preço de venda sugerido.


Boleto de Desconto: Recurso descontinuado (porcentagem de desconto, caso o cliente queira pagar no boleto).


Campos Da Aba Imagens



Clique em Procurar Arquivos e selecione as imagens que deseja enviar para este produto.


Clique em Enviar Arquivos para que o arquivo de imagens seja processado e enviado.


Selecione a imagem principal com os 3 recursos (bolinhas): Imagem base, Imagem diminuta e Miniatura (recomendo utilizar a mesma imagem para as 3.


Ordem : muda a ordem de exibição das imagens

Imagem XML principal : É uma imagem que será enviada ao arquivo XML, que é utilizada para enviar produtos para outras plataformas como Google Merchant Center, Facebook Pixel, entre outras...


Imagem Base : É a primeira imagem que será exibida ao entrar no Produto


Imagem Reduzida : É uma imagem que será exibida quando o cliente estiver navegando pela loja, por exemplo, na página principal, categorias ou quando realizar uma busca


Hover Imagem : Defina qual imagem será exibida ao passar o mouse na imagem base do produto

Miniatura : É a imagem que será apresentada dentro do carrinho e no Checkout


Guia de Medidas : É a imagem que será apresentada quando o cliente clicar em "Guia de Medidas"


Recomendamos tamanho máximo de 2.000 x 2.000 pixels por imagem, e um tamanho máximo de arquivo de cada imagem de 1mb. Tamanho ideal recomendado: 1500 x 1500 pixels e cerca de 300kb de tamanho do arquivo.


Campos da aba Logística



Peso : você deve ter anotado que não há inserção do peso no produto configurável, pois ele é apenas um agrupador de produtos simples que terão as variações disponíveis.


Comprimento : Medida do comprimento da embalagem, em centímetros (cm)


Altura : Medida da altura da embalagem, em centímetros (cm)


Largura : Medida da largura da embalagem, em centímetros (cm)


Obs: todos os campos idênticos de comprimento, altura e largura devem ser preenchidos com os mesmos valores.


Diferença de encaixe: Se o cliente comprar 2 itens deste mesmo produto, e você empilhar os 2 um sobre o outro, apenas a dimensão altura irá aumentar, portanto neste campo você colocará essa variação de encaixe, ou seja, se um item na altura mede 2cm, então 2 itens encaixados terão uma altura de 4cm, logo a diferença de encaixe é de 2cm.


Prazo de postagem: Preencha esse campo se quiser acrescer dias ao prazo dos Correios somente para este produto.


Serviços de entrega: Utilize esse campo apenas se quiser que o produto em questão utilize apenas um serviço de entrega específico. Se não selecionar utilizará os padrões da loja para o frete.


Prazo de produção: Informe aqui se o produto terá um prazo de dias para produção para que o cliente seja informado


Produto Frágil: Marque se o produto for frágil (elevará o custo de frete dos Correios)


Campos da aba Descrições



Nesta aba você pode utilizar o botão EDITOR WYSIWYG que é um editor html semelhante ao word, para formatar o seu texto facilmente com quebras de linha, tabelas, imagens e outros. Para usar clique em EDITOR WYSIWYG e depois em SHOW/HIDE EDITOR para habilitar e desabilitar.


Descrição: Campo destinado à descrição e previsão completa do produto


Descrição resumida: Campo destinado à descrição resumida de um item, cerca de uma linha que aparece abaixo do nome do produto na página de detalhes de um produto.


Campos da aba Configurações



Marca: Se houver, selecione a marca do produto


Categoria Google: Categoria do segundo produto a taxonomia do Google ( As categorias descrevem a empresa. Elas conectam você aos clientes que pesquisam seus produtos ou serviços. Por exemplo, se a sua categoria principal for "Pizzaria", o Google vai mostrar a empresa nos resultados da pesquisa local quando alguém buscar Restaurantes , Restaurantes italianos ou Pizza .)


Idade indicada: Selecione a idade indicada para uso do produto


Condição: Selecione a condição do produto. Novo (novo), Remodelado (Reembalado), Usado (usado).


Para mais informações acesse a central de ajuda do Google aqui.


Outros atributos podem ser disponibilizados nessa aba


Campos da aba SEO



Título da página: Título do campo, aqui você pode definir o título que a página terá no resultado do buscador



Palavras-chave: Campo Keywords, aqui você pode definir as palavras-chave que gostaria de indexar para este produto. Para mais de uma palavra chave separada por vírgulas. Ex: mageshop, plataforma magento, magento descomplicado.


Descrição da página: Descrição do campo, aqui você informa a descrição que essa página terá no resultado do buscador


Nome na URL (link) : é a URL amigável de seu produto, não utiliza espaços nem acentos, e de preferência apenas letras minúsculas


Campos da aba Nota Fiscal


NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul (A NCM é usada principalmente para questões tributárias e aduaneiras.)


Unidade de medida: quilos, unidades, centímetros ou outros


Classe de impostos: Se utilizar solicite suporte.


Gtin Código de Barras: Informe o código de barras do produto


MPN: Um código ou número específico atribuído pelo fabricante para identificar um produto


Campos da aba Avançado



Solicite suporte sobre esse assunto.


Campos da aba Estoque


Perceba que no produto configurável, não há algumas opções de estoque, justamente por que ele vai pegar o estoque do produto simples.


Gerenciar estoque: Segue o padrão configurado para toda a loja, se controla ou não o estoque, porém você pode escolher se para esse produto em questão controlada ou não o estoque, independente da configuração feita para toda a loja.


Habilitar quantidade de incrementos: Se esse produto, mesmo sem estoque, pode ser vendido e qual o limite de quantidade pode ser ultrapassado.


Disponibilidade de Estoque : Marque como Em estoque ou Esgotado


Campos da aba Categorias



Marque aqui todas as categorias em que esse produto será exibido, você pode cadastrar o mesmo produto em várias categorias.


Categorias ESPECIAIS, TABS DE PRODUTOS e LINHAS HOME: Essas categorias são especiais, e fixas para a loja, você irá utilizá-las para definir quais produtos aparecem em determinados locais da página inicial. Veja aqui o que significa cada uma das categorias especiais


Campos da aba Produtos Relacionados



Aqui você deve selecionar os produtos que se relacionam ao produto em questão, leve em consideração para a escolha, produtos que sejam complementares ao produto em questão, seguindo a política de COMPRE JUNTO para aumentar o valor do pedido. Essa recomendação de produtos relacionados será feita na página de detalhes do produto.


Se os produtos não estiverem listados, clique em FILTROS LIMPAR.


Campos da aba Venda Agregada



Aqui você irá selecionar os produtos que são concorrentes do produto em questão, leve em consideração para a escolha, produtos que são da mesma linha do produto em questão, seguindo a política de QUEM VIU ESTE COMPROU para trocar o produto por um e maior valor ou mesmo, apresentar novas sugestões para escolha. Essa recomendação de produtos Agregada será feita na página de detalhes do produto.


Se os produtos não estiverem listados, clique em FILTROS LIMPAR.


Campos da aba Venda Cruzada



Aqui você deverá selecionar os produtos que se relacionam ao produto em questão, leve em consideração para a escolha, produtos que sejam complementares ao produto em questão, seguindo a política de COMPRE JUNTO para aumentar o valor do pedido. Essa recomendação de produtos Cruzada será feita no Carrinho de compras.


Se os produtos não estiverem listados, clique em FILTROS LIMPAR.


Caso queira saber mais sobre a ultilização de campos para relacionar produtos para maximizar suas vendas. Clique aqui


Campos da aba Alerta de Produtos



Aqui oferecemos proteção às proteção de clientes que gostariam de ser avisados sobre novos preços ou retorno de estoque ao produto.


Campos da aba Opções Personalizadas



Nessa aba você pode clicar em Nova Opção e informar várias opções para a compra do produto como, envio de arquivo junto da compra, seleção de instruções, informar personalização de texto de produto, entre outros. Solicite suporte sobre esse assunto.


Campos da aba Produtos Associados


É nessa aba que iremos criar as variações de cor, tamanho, voltagem ou outra configuração que você disponibilizará para este produto.



Ao chegar nessa página, você deve clicar em SALVAR E CONTINUAR para que a função CRIAR PRODUTOS SIMPLES RAPIDAMENTE fique disponível



Assim, irá aparecer a seguinte opção


Nome: Já preenchido, mas você pode desmarcar a caixa de seleção e editar como será o nome da variação.


SKU: Já é necessário, mas você pode desmarcar a caixa de seleção e editar se essa variação possui um sku exclusivo.


Status : Se o produto estará habilitado ou desabilitado


Visibilidade : Marca Não Exibir Individualmente, pois a variação será exibida somente dentro do produto configurável


Peso : É aqui que iremos inserir o peso dessa variação


Cor : Marquei lá no início que cor seria uma opção para o cliente, portanto aqui marco a cor que estou cadastrando


Tamanho : Marquei lá no início que Tamanho seria uma opção para o cliente, portanto marco aqui o tamanho que estou cadastrando


Qtd : Aqui informe a quantidade de estoque que tenho para essa variação de cor/tamanho


Disponibilidade de estoque: se essa variação estiver em estoque ou esgotada


PREÇO: Ao escolher um atributo, sem exemplo de cor ou tamanho, abrirá uma caixa para informar o preço, como abaixo:



Esse campo Preço seria o preço adicional deste item, ou seja, o valor que você preencher aqui, deverá somar o preço exigido no Produto Configurável para aumentar o valor dessa opção.


Ele pode ser Fixado, ou seja, em valor mesmo, ou em percentual.


Essa função serve apenas tanto para acréscimo de valores ao preço normal do produto, quanto para redução.


Se para redução, basta colocar um sinal de menos (-) na frente do valor que preenche, ex: -5 para subtrair 5 reais do valor base.


Ao final, você deve clicar em CRIAR RAPIDAMENTE, assim o produto será criado e ao final da página aparecerá determinada essa variação.


ATENÇÃO:


Plugins AdBlock invalidam a funcionalidade de associação de produtos simples ao configurável. Caso você utilize o plugin, por favor, desative-o.


Observações


Caso você queira atrelar suas opções do seu produto configurável adicionado com as imagens respectivas, como por exemplo, se quiser que em um produto configurável, ao clicar na opção de cor vermelha, apareça a imagem do produto desta cor correspondente, siga o passo a passo da documentação referente a esta configuração clicando aqui.


Ao finalizar o preenchimento dos itens que você considera necessários, clique em SALVAR para que a configuração seja salva e o produto seja cadastrado.


Lembrando que inserindo as informações obrigatórias você pode clicar em SALVAR E CONTINUAR para salvar as informações e continuar editando o produto.


Qualquer dúvida, entre em contato com o suporte em web@tryideas.com.br

Atualizado em: 01/02/2025

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!