Produtos Digitais - Magento 1
O que são Produtos Digitais no Magento?
Produto digital é um tipo de produto que pode ser cadastrado no Magento.
Ele é utilizado para vendas de produtos digitais que fornecem arquivos, principalmente, tais como E-books, Softwares, videoaulas, entre outros.
Muitos o confundem com Produtos Virtuais , porém eles possuem funções diferentes. Para saber mais sobre produtos Virtuais clique aqui.
Como cadastrar Produtos Digitais no Magento?
Abaixo explícito o passo a passo para realizar o cadastro de um produto digital.
Vá em Catálogo > Gerenciar Produtos > Criar Produto

Selecione o grupo de Atributos (Padrão ou algum outro que você tenha), depois selecione o tipo de produto: Produto Agrupado. Em seguida clique em Avançar.

Legenda do preenchimento dos campos:
Obrigatório | Recurso opcional |Recurso opcional com menor importância
Campos da Aba Geral

Nome : Nome do produto
Código identificador SKU : código único do produto(usado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características, como tamanho, cor, modelo e fabricante).
Status : Se o produto estará habilitado ou desabilitado (se irá ou não aparecer para o cliente).
Visibilidade : Qual o tipo de visibilidade que o produto terá na loja, será exibido somente no catálogo de categorias, somente nas buscas, não exibir, ou exibir no catálogo e nas buscas. (nesse caso seria o último).
Produto novo: Marque se esse produto for classificado como Novo ou lançamento
Produto em oferta: Marque se esse produto for classificado como Oferta ou Outlet

Nome Agrupado : Nome do produto simples que aparece se ele estiver contido em um agrupado na página do produto agrupado
Mostrar Produto com frete grátis: ativa a etiqueta de frete grátis
Adicionar ao Feed XML?: é para identificar se devem ser enviados ao xml de produtos (o XML é o formato digital da nota fiscal eletrônica emitida nas vendas de produtos).
Campos da aba Preços

Preço: Informe o preço do produto, se usar centavos, use ponto e não vírgula, exemplo: 35.65 ao invés de 35,65.
Grupo de preços: Aqui você pode selecionar Preços por Grupos de clientes, para grupos especiais, quando fizerem login, têm preços diferenciados, por exemplo, preços de varejo para geral, e preços de atacado para determinado grupo de clientes.
Preço promocional: Insira aqui o preço promocional do produto, para que ele risque o preço normal e apresente este no lugar. Ex: De 35,65 por 30,00
Preço promocional em: Data de início para o preço promocional
Preço promocional até: Data de fim da exibição de preço promocional
Custo: Preço de compra do produto, para análise de lucratividade
Faixa de preços: Neste campo você pode criar preços por quantidade de itens comprados do mesmo produto, exemplo: Compre 5 ou acima por 25 cada.
Aplicar MAP: Se quiser aplicar o preço mínimo anunciado
Exibir preço atual: Se a exibição de preço terá função diferenciada
Preço de venda sugerido pelo fabricante: Se houver preço de venda sugerido.
Boleto de Desconto: Recurso descontinuado (porcentagem de desconto, caso o cliente queira pagar no boleto).
Campos Da Aba Imagens

Clique em Procurar Arquivos e selecione as imagens que deseja enviar para este produto.
Clique em Enviar Arquivos para que o arquivo de imagens seja processado e enviado.
Selecione a imagem principal com os 3 recursos (bolinhas): Imagem base, Imagem reduzida e Miniatura (recomendo utilizar a mesma imagem para as 3.
Ordem : muda a ordem de exibição das imagens
Imagem XML principal : É uma imagem que será enviada ao arquivo XML, que é utilizada para enviar produtos para outras plataformas como Google Merchant Center, Facebook Pixel, entre outras...
Imagem Base : É a primeira imagem que será exibida ao entrar no Produto
Imagem Reduzida : É uma imagem que será exibida quando o cliente estiver navegando pela loja, por exemplo, na página principal, categorias ou quando realizar uma busca
Hover Imagem : Defina qual imagem será exibida ao passar o mouse na imagem base do produto
Miniatura : É a imagem que será apresentada dentro do carrinho e no Checkout
Guia de Medidas : É a imagem que será apresentada quando o cliente clicar em "Guia de Medidas"
Recomendamos tamanho máximo de 2.000 x 2.000 pixels por imagem, e um tamanho máximo de arquivo de cada imagem de 1mb. Tamanho ideal recomendado: 1500 x 1500 pixels e cerca de 300kb de tamanho do arquivo.
Campos da aba Logística

Comprimento : Medida do comprimento da embalagem, em centímetros
Altura : Medida da altura da embalagem, em centímetros
Largura : Medida da largura da embalagem, em centímetros
Obs: todos os campos idênticos de comprimento, altura e largura devem ser preenchidos com os mesmos valores.
Diferença de encaixe: Se o cliente comprar 2 itens deste mesmo produto, e você empilhar os 2 um sobre o outro, apenas a dimensão altura irá aumentar, portanto neste campo você colocará essa variação de encaixe, ou seja, se um item na altura mede 2cm, então 2 itens encaixados terão uma altura de 4cm, logo a diferença de encaixe é de 2cm.
Prazo de postagem: Preencha esse campo se quiser acrescer dias ao prazo dos Correios somente para este produto.
Serviços de entrega: Utilize esse campo apenas se quiser que o produto em questão utilize apenas um serviço de entrega específico. Se não selecionar utilizará os padrões da loja para o frete.
Prazo de produção: Informe aqui se o produto terá um prazo de dias para produção para que o cliente seja informado
Produto Frágil: Marque se o produto for frágil (elevará o custo de frete dos Correios)
Campos da aba Descrições

Nesta aba você pode utilizar o botão EDITOR WYSIWYG que é um editor html semelhante ao word, para formatar o seu texto facilmente com quebras de linha, tabelas, imagens e outros. Para usar clique em EDITOR WYSIWYG e depois em SHOW/HIDE EDITOR para habilitar e desabilitar.
Descrição: Campo destinado à descrição e previsão completa do produto
Descrição resumida: Campo destinado à descrição resumida de um item, cerca de uma linha que aparece abaixo do nome do produto na página de detalhes de um produto.
Campos da aba Configurações

Marca: Se houver, selecione a marca do produto
Categoria Google: Categoria do segundo produto a taxonomia do Google ( As categorias descrevem a empresa. Elas conectam você aos clientes que pesquisam seus produtos ou serviços. Por exemplo, se a sua categoria principal for "Pizzaria", o Google vai mostrar a empresa nos resultados da pesquisa local quando alguém buscar Restaurantes , Restaurantes italianos ou Pizza .)
Idade indicada: Selecione a idade indicada para uso do produto
Condição: Selecione a condição do produto. Novo (novo), Remodelado (Reembalado), Usado (usado).
Link Youtube (Seprados por vírgula): Campo adequado para colocar algum vídeo de demonstração do produto
Para mais informações acesse a central de ajuda do Google aqui.
Outros atributos podem ser disponibilizados nessa aba
Campos da aba SEO

Título da página: Título do campo, aqui você pode definir o título que a página terá no resultado do buscador

Descrição da página: Descrição do campo, aqui você informa a descrição que essa página terá no resultado do buscador

Nome na URL (link): é a URL amigável de seu produto, não utiliza espaços nem acentos, e de preferência apenas letras minúsculas.

NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul (A NCM é usada principalmente para questões tributárias e aduaneiras.)
Unidade de medida: quilos, unidades, centímetros ou outros
Classe de impostos: Se utilizar solicite suporte.
Gtin Código de Barras: Informe o código de barras do produto
MPN: Informe a referência ou código do fornecedor para o produto
Campos da aba Avançado

Solicite suporte sobre esse assunto.
Campos da aba Estoque

Gerenciar estoque: Segue o padrão configurado para toda a loja, se controla ou não o estoque, porém você pode escolher se para esse produto em questão controlada ou não o estoque, independente da configuração feita para toda a loja.
Qtd : Quantidade que o produto possui em estoque
Marcar como 'Esgotado' Quando Qtd Chegar a: Por padrão vem marcado "zero".
Qtd Mínima Permitida no Carrinho: Neste campo você pode informar se este produto tem uma quantidade de compra mínima.
Qtd Máxima Permitida no Carrinho: Neste campo você pode informar se este produto tem uma quantidade de compra máxima.
Qtd Usos Decimais: Neste campo você pode escolher se o estoque entenderá compra decimal, por exemplo, compras em metros e centímetros, ou em gramas de quilos.
Pedido Aguardando Estoque: Aqui você define o que acontece se não há estoque e o cliente tenta comprar. Existe um padrão para a loja toda, se usar aqui, este produto ignora este padrão.
Avisar sobre Quantidade Baixa: Marque se gostaria de ser avisado quando a quantidade baixar de determinado valor.
Habilitar quantidade de incrementos: Se esse produto, mesmo sem estoque, pode ser vendido e qual o limite de quantidade pode ser ultrapassado.
Disponibilidade de Estoque : Marque como Em estoque ou Esgotado
Campos da aba Categorias

Marque aqui todas as categorias em que esse produto será exibido, você pode cadastrar o mesmo produto em várias categorias.
Categorias ESPECIAIS: Categorias ESPECIAIS são fixas na loja, você irá utiliza-las para definir quais produtos irão aparecer em determinados locais da loja.
Solicite suporte sobre esse assunto.
Campos da aba Produtos Relacionados

Aqui você deve selecionar os produtos que se relacionam ao produto em questão, leve em consideração para a escolha, produtos que sejam complementares ao produto em questão, seguindo a política de COMPRE JUNTO para aumentar o valor do pedido. Essa recomendação de produtos relacionados será feita na página de detalhes do produto.
Se os produtos não estiverem listados, clique em FILTROS LIMPAR.
Campos da aba Venda Agregada

Aqui você irá selecionar os produtos que são concorrentes do produto em questão, leve em consideração para a escolha, produtos que são da mesma linha do produto em questão, seguindo a política de QUEM VIU ESTE COMPROU para trocar o produto por um e maior valor ou mesmo, apresentar novas sugestões para escolha. Essa recomendação de produtos Agregada será feita na página de detalhes do produto.
Se os produtos não estiverem listados, clique em FILTROS LIMPAR.
Campos da aba Venda Cruzada

Aqui você deve selecionar os produtos que se relacionam ao produto em questão, leve em consideração para a escolha, produtos que sejam complementares ao produto em questão, seguindo a política de COMPRE JUNTO para aumentar o valor do pedido. Essa recomendação de produtos Cruzada será feita no Carrinho de compras.
Se os produtos não estiverem listados, clique em FILTROS LIMPAR.
| Caso queira saber mais sobre a ultilização de campos para relacionar produtos para maximizar suas vendas. Clique aqui
Campos da aba Alerta de Produtos

Aqui oferecemos proteção à proteção de clientes que gostariam de ser avisados sobre novos preços ou retorno de estoque ao produto.
Campos da aba Opções Personalizadas

Nessa aba você pode clicar em Nova Opção e informar várias opções para a compra do produto como, envio de arquivo junto da compra, seleção de instruções, informar personalização de texto de produto, entre outros. Solicite suporte sobre esse assunto.
Campos da aba Informação Digital

Nesta aba você irá informar e/ou cadastrar os arquivos digitais que serão disponibilizados através desse produto ao seu cliente.
Você pode inserir Amostras e links para arquivos liberados após a compra.
Existem várias configurações possíveis nessa área, como limitações de downloads possíveis de cada arquivo, entre outros.
Para saber mais solicite suporte sobre esse assunto.
Ao finalizar o preenchimento dos itens que você considera necessários, clique em SALVAR para que a configuração seja salva e o produto seja cadastrado.
Lembrando que inserindo as informações obrigatórias você pode clicar em SALVAR E CONTINUAR para salvar as informações e continuar editando o produto.
Qualquer dúvida, entre em contato com o suporte em web@tryideas.com.br
Atualizado em: 12/11/2024
Obrigado!